Jó: O Sofrimento

"Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou. E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR. Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma." Jó 1:20-22

Continuando a nossa série sobre a vida de Jó, hoje quero falar sobre o sofrimento, e sobre a nossa fidelidade mesmo diante de circunstâncias ruins. Sempre que pensamos em sofrimento achamos que isso significa que tudo está acabado pra nós ou que Deus nos abandonou ou que vamos chorar muito, mas Deus tem me desafiado a enxergar o sofrimento como uma coisa boa. Vocês provavelmente estão me achando maluca, mas vou explicar direitinho, pra que possamos fazer do nosso sofrimento uma momento de crescimento.

Jó passou por inúmeras dificuldades, perdeu seus filhos, seus bens, sua riqueza, seu gado e como se já não fosse bastante perdeu também sua saúde. Acho que esse é o fim do poço. Porque sempre que perdemos coisas pensamos que se temos saúde podemos correr atras de tudo de novo, mas quando perdemos pessoas queridas ou nossa saúde temos vontade de desistir e chegamos a pensar que não há mais solução pra nós. E por isso muitas vezes questionamos a Deus e chegamos até a deixá-lo, pensando que Ele nos abandonou. Mas Jó fez diferente, ele perseverou no caminho de Deus e se manteve firme no seu Criador.

Sempre me perguntei o por que de Jó ter se mantido firme, e sempre me perguntei se eu teria tomado a mesma atitude de Jó. Hoje vivendo um momento difícil na minha vida posso ver o sofrimento da mesma maneira como Jó via. vejo o sofrimento como algo bom, algo que me ajuda a crescer e amadurecer, que me faz estar mais próxima de Deus. É em momentos de dor que conseguimos ver o quanto somos fracos e dependentes de Deus. Precisamos ver o sofrimento como um degrau para a próxima fase da vida.

Jesus disse que no mundo teríamos aflições, mas no orientou a ser firmes e fortes como Ele foi, nos orientou a resistir mesmo diante das dificuldades como Ele fez e assim conseguiu vencer o mundo. Jesus sabia que o sofrimento pelo qual Ele iria passar seria muito duro e pesado, mas também sabia que era capaz de vencê-lo. É na nossa fraqueza que Deus aperfeiçoa o seu poder. Por isso de certa forma vejo o sofrimento como algo necessário. Necessário para que possamos ver a dependência que temos de Deus, necessário para que entendamos que Ele é a razão de nosso viver. Necessário para que possamos crescer, para que a glória do Senhor se aperfeiçoe em nós.

Por isso creia que o sofrimento é necessário e permaneça firme, não se esqueça de que é nesse momento que Deus te carrega, não se esqueça de que Ele prometeu que nunca nos deixaria nem nos abandonaria, mas que estaria conosco em todo tempo. Faça do sofrimento um momento de crescimento, faça das dificuldades um degrau para sua vida espiritual que te fará chegar mais perto de Deus. Mas acima de tudo procure perseverar mesmo nas dificuldades, seja fiel no pouco para que Deus te coloque no muito, seja fiel sempre e permaneça firme no Senhor.

Boa semana todos
Deus abençoes
Bjoo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Essência é Jesus

A vida é um Vapor aprenda a dar valor!

Armadura de Deus: Cinto da Verdade