Cuidado com a língua!

"Quanto mais se fala, mais perto está de pecar; se você é sábio, controle sua língua" (Pv 10:19)

Vivemos num tempo em que todo mundo pode e deve falar o que quer, na hora que quer, sem medir as consequências. E quantos não ganham muito dinheiro para falar bobeiras,insinuações, palavrões, etc. Ditando padrões ao falar coisas vergonhosas.

Mas não podemos esquecer que o falar demais pode nos trazer muitos males. A língua se mal usada pode se tornar uma arma poderosa. Quem fala tudo que vem a mente sofre muito e acaba perdendo muito também; perde pessoas amadas, cargos, funções importantes (Pv 21:23).

Tem também os mexeriqueiros ou fofoqueiros de plantão, que se metem em enormes confusões, porque não resistam a uma história alheia ou segredo. Gerando transtornos nos relacionamentos, tirando a paz e a tranquilidade do próximo e de si mesmo.

É assim hoje, ninguém está nem ai para o outro. Ferem uma vida por simplesmente acharem que deveriam falar e pronto, não se preocupando se o que diz está destruindo uma vida, um coração e tirando a chance de  mudança, de renovo.

Porém Deus, por meio de Sua palavra, a Bíblia, nos ensina algo totalmente diferente, dizendo que falar demais e livremente pode nos levar a pecar com nossas palavras e a dizer coisas que não agradam a Deus. Somos alertados a tomar cuidado com o que dizemos e assim seremos sábios.

O Senhor nos alerta a refletir antes de falar. Há poder em nossas palavras. Pois da mesma língua que bendizemos ao Senhor e Pai, podemos com ela amaldiçoarmos os homens. Da mesma boca procedem bênção e maldição (Tg 3:9-10).

Ao invés de gerar murmurações, xingamentos, palavrões, use sua boca para dizer palavras de benção, palavras que edificam, palavras de encorajamento, palavras de consolo. "Fale de coisas boas, fale da palavra de Deus!"

"Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo" (Pv 25:11). Há tempo de falar mas também há tempo que é preciso calar-se. Por mais razão, por mais certo que esteja, se for dito da forma errada e no tempo inapropriado, não produzirá vida, crescimento e aprendizado. Ao invés de sair criticando, julgando e falando mal do outro, aprenda a conversar. O tolo com a boca destrói o seu próximo (Pv 11:9).

Porém o sábio semeia em favor da paz. É cheio de sabedoria que vem do céu, sabedoria essa que é pura, pacífica, bondosa, amigável e cheia de misericórdia (Tg 3:13-18).

O controle de nossa língua é um dever! E só combatemos o mau uso da língua quando nos alimentamos da palavra de Deus e deixamos que o Espírito Santo de Deus nos guie, nos mova e fale através de nós!

Tem tido problemas com a sua língua?! Então clame ao Senhor para que te livre dos lábios enganosos (Sl 12:2; 34:13). Peça orientação a Deus sobre o que falar, como agir e como pensar (Sl 141:3) Que as palavras da  sua boca e a meditação do seu coração sejam agradáveis ao Senhor, sua Rocha e seu Resgatador! (Sl 19:14) Seja vaso de honra e não pedra de tropeço!

Comentários

  1. Eh, as vezes me pego neste erro, mas no instante seguinte abate uma tristeza na minha alma, é o DEUS Espírito dizendo: Outra vez, mesmo erro? Todos os dias temos que matar o velho homem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Leia antes de Comentar:
Read before posting:

● Não serão aceitos comentários anônimos.
● Anonymous posts will not be accepted.

● Os comentários deste blog são todos moderados;
● All posts in this blog will be moderated/controlled.

● Escreva apenas o que for referente ao tema;
● Write only what is related to the subject being discussed.

● Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
● Personal insults or spam will not be accepted.

● Para entrar em contato, nos mande um email em arteeadoracao@hotmail.com;
● Please, fell free to can contact us by sending an e-mail to arteeadoracao@hotmail.com;.

Obrigado por sua visita e volte sempre.

Postagens mais visitadas deste blog

A Essência é Jesus

A vida é um Vapor aprenda a dar valor!

Armadura de Deus: Cinto da Verdade