Aconselhem-se uns aos outros

"Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações." (Cl 3.16)

Aconselhamento Bíblico, já ouviu falar neste ministério? Muitas igrejas brasileiras (quando digo muitas isso significa muitas mesmo) não possuem um ministério de Aconselhamento.

Tenho aprendido o quanto esse ministério é importante e o quanto ele pode nos ajudar a enfrentar sérios problemas a luz da Palavra de Deus.

Uma das coisas mais normais hoje é encontrar pessoas (cristãs) corrompidas pela pós-modernidade, principalmente jovens que são consumidos e bombardeados nas escolas, faculdades por crendices e conceitos que foram inclusos na cultura brasileira.

Nosso referencial em algumas áreas tem deixado de ser Cristo e temos nos apegado em opiniões pessoais, modismo, psicologias, filmes, jogos, séries, músicas, novelas e secularismo... Tudo isso querendo ou não está em nossa mente e em nosso coração na hora de tomar decisões, falar, pensar e até mesmo orar.

Isso faz com que nossa vida seja parcialmente voltada a Cristo... Com isso os pecados chegam, o crescimento diminui e nos afogamos em um mar de escravidão e tristeza profunda. Até o dia em que nos vemos distantes de Deus e de tudo que pode se referir a Deus.

O Aconselhamento Bíblico nos ajuda a Voltar ao Evangelho, a Cristo e a nos centrarmos na Palavra de Deus, o único objetivo é ter uma vida transformada a Imagem de Jesus ao ponto em que tudo Glorifique a Deus!

Qualquer um que tem o Espirito Santo – que tenha um dia aceitado sua condição de pecador e tenha confessado Jesus como Senhor e Salvador, pode aconselhar por mais que não exista um ministério, um líder ou uma equipe de conselheiros na Igreja. Nós somos capacitados por Deus para dizer a instruir os nossos irmãos e os incrédulos no caminho correto.

Mas existem pessoas CHAMADAS para serem conselheiros bíblicos e estão em um ministério, dedicando suas vidas a isso, estudando, buscando soluções, técnicas e métodos para ajudar as pessoas com seus diversos problemas.

Um ponto importante a ressaltar é que Aconselhamento (seja feito por um conselheiro bíblico ou por qualquer cristão) não tem nada haver com psicologia ou terapia.

O Aconselhamento tem como base para a solução de todos os problemas (seja eles quais forem) a Bíblia, a Palavra de Deus em sua Totalidade e a psicologia, terapia, psicoterapia e afins tomam como base aspectos humanos para direcionar as pessoas ao melhor caminho. “Não há sabedoria, nem inteligência, nem conselho contra o SENHOR.” (Pv 21.30).

Qualquer um pode precisar de aconselhamento, se não há um ministério em sua igreja procure alguém de confiança (Pastor, Amigo, Professor EBD, Familiar) que seja comprometido, conhecedor da Palavra de Deus e habilidoso para interpretá-la corretamente, conhecedor da cultura e dos problemas da nossa época, capaz de aplicar a Verdade de Deus à sua vida diária, que seja capaz de te ajudar a enfrentar seu pecado/problema, que não te deixará e nem passará a mão em sua cabeça.

Se você acha que todos os seus pecados/problemas podem ser enfrentados sem conselhos, ajuda procure alguém para aconselhar. Seja uma benção na vida de alguém, ajude um irmão a crescer e se santificar.

Aprenda mais sobre Aconselhamento Bíblico, existem bons materiais na internet, ótimos cursos oferecidos pela Associação Brasileira de Conselheiros Bíblicos. Procure seu líder, saiba mais sobre esse ministério e essa ordem de Deus para todo o cristão. Aceite o mandamento de Deus descrito em Cl 3.16 – “conselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria”. Não se esqueça esse versículo não é só para Conselheiros Bíblicos... ele é para TODO o cristão. Pratique!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Essência é Jesus

A vida é um Vapor aprenda a dar valor!

Armadura de Deus: Cinto da Verdade