Pecado Escravizador

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça." (1 Jo 1.9)

"Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna." (Rm 6.22)


“Pecado escravizador é a prática repetida de determinado pecado, onde a pessoa é colocada totalmente sob o controle dele...” Essa é uma definição básica de um pecado escravizador, basicamente podemos dizer que o pecado é um vício e qualquer um pode cair nessa armadilha viciante.

Há varias formas de se escravizar; amargura, inveja, pornografia, materialismo, preguiça, mentira, impureza, blasfêmia, gula, ira, intolerância – Toda e qualquer atitude pecaminosa quando praticada repetidamente pode vir a se tornar um vicio se você permitir.

O mundo oferece diversas armadilhas que aparentemente são melhores e mais completas do que Deus. Isso é completamente ilusório, a Bíblia diz que o pecado é desejar algo mais do que a Deus. Onde colocamos alguma coisa (independendo do que for) em 1º lugar.

É como uma injeção, um remédio, droga, adesivo, um animal em crescimento... O pecado gruda e quando percebemos estamos “criando” um ser que em breve pode se tornar um gigante destruidor dentro de nós.

Quando pecamos e optamos por continuar pecando temos a impressão de que a qualquer hora somos capazes de largar o novo vicio. Isso é um sonho nosso, o pecado é um poder e ele torna-se o senhor dos nossos corações facilmente, pois quanto mais damos alimento para ele, mais ele quer comer.

Por isso o pecado destrói a nossa liberdade em Cristo Jesus (Gl 5.1), pois a única coisa que o pecado é capaz de fazer é escravizar nossas atitudes, sonhos, mente e coração. Em outras palavras, o pecado tem um efeito poderoso no qual sua liberdade pode ser totalmente destruída. Com o pecado você perde cada vez mais e mais a sua liberdade em Cristo e a sua comunhão com Cristo. O pecado destrói sua mente, destrói seu coração e destrói seu relacionamento com Deus.

Mas como podemos descobrir se temos um pecado escravizador crescendo em nós?

É muito fácil, em nosso dia a dia há muitas situações em que podemos identificar quais realmente são os nossos pecados escravizadores. É muito fácil analisar e reconhecer um pecado escravizador.

Todo pecado escravizador é aquele que nós ainda praticamos, embora já tenhamos tentado abandoná-lo diversas vezes (1Co 6.12), é aquele em que fazemos e por vezes lançamos a culpa pelo nosso fracasso em outras pessoas ou nas situações (Mc 7.20-23; Rm 14.12). Ou que quando pecamos, negamos que o que estamos fazendo é pecado (1 Pe 1.16) e convencemos a nos mesmo e até mesmo as outras pessoas que a situação não tem poder sobre nós (Jo 14.15; 2Tm 2.22). Continuamos a pecar mesmo que o prazer e a satisfação pessoal durem muito pouco (Rm 14.7-8;) e mesmo sabendo que a Palavra de Deus diz que nós devemos parar (2Tm 3.16-17), pois estamos desagradando o Senhor e deixando de glorifica-lo continuamos a fazer (Cl 1.10). Analise como anda sua rotina, seu coração, seu relacionamento com Deus... Faça uma reflexão e meça suas atitudes diárias.

Se descobriu que está lidando com pecados escravizadores em sua vida não seria suficiente dizer que você deve parar com isso ou disfarçar e esquecer essas situações esperando o momento de que um dia tudo isso pode acabar bem, ou que alguém ou Deus vai te libertar disso em um piscar de olhos.

O segredo real para a liberdade é ter uma vida de Arrependimento (confessando os pecados verdadeiramente a Deus e estando disposto e decidido a mudar), Adoração (levando uma vida em que a nossa preocupação seja somente adorar, glorificar e louvar a Deus, não nos importando com outras coisas deste mundo) e Comunhão com Deus (dedicando nossos momentos diários ao Senhor através de leitura da Bíblia, oração)!

Independentemente da gravidade ou duração, o pecado escravizador pode ser vencido completamente e em curto prazo se seguirmos o plano completo de Deus em nossas vidas. Lembrando que Deus não permitirá que nos crente sejamos provados ou tentados além do que podemos suportar. Ele lhe nos dá graça e força para suportar as provações e resistir a cada tentação sem precisar pecar (Rm 8:35-39; 2 Pe 2.4-9).

Quando confessamos nossos pecados, Deus nos concede perdão e nos purifica (1 Jo 1.9) de todos eles. Basta você e eu nos colocarmos diante de Deus e aceitarmos nossa condição de pecadores, nos arrependendo e pondo um ponto final neste ciclo vicioso.

Pratique:

- Examine a si mesmo e analise quais são os pecados escravizadores que tem te afastado de Deus;

- Faça uma avaliação de quando, onde, como e com quem você comete o pecado que te domina e FUJA!

- Revista-se de toda a armadura de Deus (Ef 6.11)

- Para viver longe do pecado ore e tenha fé, viva de acordo com a Palavra e dependa apenas do poder do SENHOR!

Comentários

  1. "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. "
    João 8:36

    Edificante... Enquanto muitos estão presos outros se encontram livres. Estar livre é não ser DOMINADO. A libertação é dolorosa, mas vale a pena!!!

    Que Deus abençoe esse site!

    ResponderExcluir
  2. Vale a pena servir a esse Deus!
    Verdadeiramente a única forma de vencer o pecado é estar perto de Deus como foi colocado. Depender mais Dele e menos de nós mesmos, da nossa força e capacidade humana.
    Deus continue te abençoando e te dando mais dá sua sabedoria e graça.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Leia antes de Comentar:
Read before posting:

● Não serão aceitos comentários anônimos.
● Anonymous posts will not be accepted.

● Os comentários deste blog são todos moderados;
● All posts in this blog will be moderated/controlled.

● Escreva apenas o que for referente ao tema;
● Write only what is related to the subject being discussed.

● Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
● Personal insults or spam will not be accepted.

● Para entrar em contato, nos mande um email em arteeadoracao@hotmail.com;
● Please, fell free to can contact us by sending an e-mail to arteeadoracao@hotmail.com;.

Obrigado por sua visita e volte sempre.

Postagens mais visitadas deste blog

A Essência é Jesus

A vida é um Vapor aprenda a dar valor!

Armadura de Deus: Cinto da Verdade