Liberdade ou Libertinagem?

Arte e Adoração - Liberdade ou Libertinagem?
"Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne..." (Gl 5:13)

Liberdade, que lutamos tanto para obter, para defender, e no fim sabemos mesmo o que é? Muitos andam perdidos por confundirem liberdade com a libertinagem. Defendendo a qualquer custo o que julga ser seu direito, sem medir as consequências de seus atos, se importando apenas com o que quer, na hora e na forma que deseja.

"Alguns fazem porque simplesmente todo mundo faz e quando se dão conta o que lhes parecia ser liberdade os levou a escravidão da dependência de um mundo vazio".

Liberdade pelo dicionário: poder de agir, no seio de uma sociedade organizada, segundo a própria determinação, dentro dos limites impostos por normas definidas. Condição do ser que não vive em cativeiro. Condição de pessoa não sujeita a escravidão ou servidão.

E Libertinagem: Que abusa da liberdade; desregrado, desordenado. Contrário aos bons costumes; ofensivo ao pudor; lascivo. Devassidão ou depravação, corrupção. Ato de rebeldia egocêntrica.

Muitos jovens por não "saberem" diferenciar esses conceitos têm atropelado e forçado sua independência, distorcendo a ideia de liberdade e crendo ser o poder fazer qualquer coisa, agindo de maneira liberal, com irresponsabilidade e indisciplina. E quantos tem se entregado às drogas e vícios, e acabando principalmente se afastando, completamente, de Deus. Vamos ver então na prática tudo que liberdade não é!

Se achar o dono do mundo e de que ele lhe pertence, que todas as suas vontades devem ser realizadas independente do que irá prejudicar é Libertinagem. Aquela ideia de esperar ficar "maior de idade" para sair pelo mundo sem falar nada pra ninguém, fazer o que der na telha, achar que não deve satisfação aos pais e a ninguém é libertinagem.

Se render a tudo que o mundo lhe oferece(drogas, bebidas, sexo sem compromisso), viver num mundo totalmente sem regras, se esquecendo das graves consequências que vem no pacote é Libertinagem. Agir de violência, vandalismo, destruir e roubar é Libertinagem.

Liberdade é ter a confiança dos seus pais e não precisarem lhe impor coisas. Liberdade é ser agente da paz, paz essa que vem de Deus, é agir com compaixão. Liberdade é poder dizer não a todas as paixões mundanas, é esperar pelo melhor do Senhor, é colher frutos bons e no tempo certo, e ser premiado com a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que O amam (Tg 1:12; Ap 2:10).

A Libertinagem te aprisiona, te escraviza, te faz sofrer. Libertinagem é caminhar para perdição, com insensatez, arrogância, prepotência e posso dizer também insanidade. E repare, com o passar do tempo, a libertinagem tem tomado conta de toda sociedade. As pessoas têm perdido o senso do certo e errado, achando que tudo é normal. "A ilegalidade passou a fazer parte de nosso cotidiano".

E sabe o porque de tudo isso?! Porque o homem deixou de colocar Deus como o centro de sua vida. E enquanto as paixões nos dominarem, enquanto formos escravos da nossa carne não seremos livres. Somente em Deus encontramos a verdadeira liberdade!

A Liberdade a qual Deus nos chamou, no traz a sabedoria, nos faz optar pelo bem. Liberdade essa que nos faz trilhar os caminhos do Senhor, rumo aos céus, à eternidade com o nosso Amado! Desfrutando do Seu amor, alegria, paz e bençãos incontáveis. Deus nos chamou a pôr em liberdade os cativos e oprimidos, a proclamar livremente Seu nome e Sua palavra (Lc 4:18-19).

A liberdade que há em Cristo é de sermos livres do poder do pecado sobre nossas vidas. Livres da condenação, livres para a eternidade com ELE! De sermos livres para o adorá-lO e amá-lO! Não perca a liberdade. Permaneça firme na liberdade com que Cristo o libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão (Gl 5:1). E tenham cuidado para que o exercício da liberdade de vocês não se torne uma pedra de tropeço para os fracos! (1 Co 8:9)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Essência é Jesus

A vida é um Vapor aprenda a dar valor!

Armadura de Deus: Cinto da Verdade