Corrupção x Honestidade

"Ai, nação pecadora, povo carregado de iniquidade  descendência de malfeitores, filhos corruptores; deixaram ao SENHOR, blasfemaram o Santo de Israel, voltaram para trás." Isaías 1.4

Depois de semanas de campanha política e um dia de eleições, o que mais ouvimos é a respeito de corrupção. Candidatos se fuzilam, ressaltando os defeitos e os erros uns dos outros. Pessoas comuns se manifestam a respeito de tal candidato, lincham outro pelas redes sociais e cada um defende o seu ponto de vista. Mas nós sabemos que quando se trata de política tudo envolve a palavra CORRUPÇÃO.

Hoje quero falar um pouco sobre isso. Mas quero falar não sobre os políticos como políticos, quero falar sobre as pessoas em geral. Será que nunca pensamos o por que das pessoas que sobem ao poder acabarem se rendendo a corrupção? Será que só elas estão suscetíveis a isso? Será que a honestidade de uma pessoa só pode ser medida quando ela tem algum poder? Nós somos honestos? Se somos podemos cobrar dos outros, mas se não somos por que cobramos? 

É óbvio que é sempre mais fácil apontar para os erros dos outros, ainda mais se essa pessoa tem uma certa visibilidade, ou uma vida pública. Mas precisamos pensar se nós praticamos a honestidade em nosso dia a dia. Precisamos analisar a nós mesmos. É claro que o fato de nem todas as pessoas e acho que a maioria delas não serem honestas justifica os políticos e as autoridades serem corruptas e desonestas, mas pode ter certeza tudo começa de baixo.

O fato é que todos nascemos com a corrupção dentro de nós. A Bíblia diz que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Rm 3.23), nascemos no pecado, mas quando nos entregamos a Jesus reconhecendo o seu sacrifício e a salvação que encontramos nEle, somos justificados pelo seu sangue, limpos e libertos do pecado. E quando isso acontece temos que nos libertar das praticas antigas e só assim nos tornaremos honestos diante de Deus e dos homens. 

Mas o que vemos ão é bem assim, e não quero só falar dos cristãos porque isso não deveria acontecer em nosso meio de jeito nenhum, então vou fazer de conta que isso não acontece nas igrejas, mas quero fazer uma crítica geral a uma sociedade desonesta e corrupta e chamar atenção para aquilo que Deus nos mostra em sua palavra.

Quantas e quantas vezes vemos pessoas que subornam policiais, ou até mesmo pessoas comuns para conseguir aquilo que querem ou aquilo que as beneficia, quantas pessoas tentam burlar o sistema, tentam mudar contratos, ou boletos, ou extratos em beneficio próprio? Quantas pessoas não se levantam no ônibus ou o metro para dar lugar a um idoso, ou a uma mulher grávida, quantos de nós desrespeita o direito do outro e as regras impostas para sair no lucro? Quando vamos deixar de ser hipócritas?

Os políticos são como são porque são pessoas como nós, suscetíveis a erros e condenados ao pecado desde seu nascimento. Precisamos deixar a hipocrisia de lado e começar a orar pelas autoridades de nosso país. Começar de nós a prática da honestidade, começar em nós a transformação que queremos em nossa cidade, estado e país. 
Que nós cristãos ou não tomemos a decisão de ser pessoas honestas, incorruptíveis, que possamos orar por aqueles que estão no poder e usar a nossa voz como protesto diante de Deus. Deixando de lado toda hipocrisia, toda corrupção e desonestidade. Que possamos abrir nossos corações para que Deus derrame em nós a misericórdia, a compaixão e deixemos a justiça nas mãos daquele que é perfeito e justo: Deus.

Boa semana a todos
Deus abençoe
Bjoo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Essência é Jesus

A vida é um Vapor aprenda a dar valor!

Armadura de Deus: Cinto da Verdade