Dons Espirituais

"Irmãos, quanto aos dons espirituais, não quero que vocês sejam ignorantes." I Coríntios 12.1

Durante esta semana estava pensando um pouco sobre os dons espirituais tudo o que adquirimos quando estamos em intimidade com o Espírito Santo de Deus. Estava pensando como muitas e muitas vezes acabamos interpretando errado o mover do Espírito Santo em nossas vidas e igrejas e é exatamente por isso que há muitas discussões e discenssões por causa disso nas igrejas.

Ao ler o texto de I Coríntios 12, pude perceber algumas coisas que não prestamos muita atenção. E uma dessas coisas é que nós cristãos temos lidado de maneira errada com os dons concedidos pelo Espírito e com isso causando o afastamento de muitas pessoas descrentes das igrejas além é claro de dar brecha ao diabo para que sejamos ridicularizados. É importante sabermos que até para se deliciar com o mover do Espírito é necessário ter sabedoria e seguir a ordem e descência em nossas igrejas.

Deus quer sim que sejamos testemunha do mover do Espírito nessa terra e foi por isso que Ele nos deu o Espírito, e é por isso que Ele habita em nós. Mas Deus não é Deus de confusão nem de bagunça. Paulo nos orienta a termos um culto racional e muitas vezes o que temos visto são mais e mais igrejas se expondo da forma errada.

O Espírito nos presenteia com as suas manifestações, mas precisamos de sabedoria que também vem dele para utilizá-los de forma a edificar a nós mesmos e à igreja. Segundo o próprio Paulo os dons foram derramados sobre nós para que possamos edificar a igreja de Cristo e há a cada um foi dado um dom de forma que a igreja não tenha falta de nada. "A  cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando o bem comum. Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria, a outro pelo mesmo Espírito, a palavra do conhecimento, a outro a fé, pelo mesmo Espírito, a outro dons de curar, pelo único Espírito, a outro o poder para operar milagres, a outro a profecia, a outro discernimento de espíritos, a outro variedade de línguas e ainda a outro a interpretação de línguas. Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, como quer." I Coríntios 12.8-11

Segundo Paulo ainda em I Coríntios nenhum dom é melhor ou maior do que o outro mas é preciso ordem para usá-los e não podemos dizer que é involuntário porque segundo a Bíblia o Espírito é submisso ao profeta por isso tudo o que fazemos pelo Espírito é responsabilidade nossa e a utilização dos dons dados por Ele também é nossa responsabilidade.

Paulo nos orienta a manter a ordem em nossos cultos, mas nós cristãos temos sido expostos ao ridiculo porque não seguimos a essa ordem. Utilizamos o que o Espírito nos tem dado de forma desordenada e por isso pecamos expondo o nome de Deus so ridiculo também. Estamos sendo destruidos pelo o inimigo por falta de conhecimento. A Palavra nos orienta a buscar os dons de forma que possamos edificar a igreja, ou seja, utilizar nas igrejas os dons de profecia, sabedoria, conhecimento e cura por exemplo e ter mais cuidado com os dons que só edificam a nós mesmos como por exemplo o dom de línguas.

Mas no mesmo texto de I Coríntios 14, Paulo nos orienta a não proibir que o dom de línguas seja usado. Portanto precisamos ter sabedoria em tudo e procurar em Deus os dons mais excelentes, sem esquecer que todos od dons nos são dados a fim de edificar a igreja de Cristo e a nós mesmos como servos do Senhor. Precisamos de sabedoria para utilizar os dons do Espírito e procurar mostrar ao mundo quem é Jesus de verdade honrando e exaltando o seu nome diante de todos.

Deus é Espírito e importa que nós o adoremos em espírito e em verdade, para isso é necessário permitir que o Espírito de Deus haja com liberdade em nosso meio e que nós estejamos prontos e sábios para ser guiados pelo Espírito à perfeita adoração, utilizando nossos dons conforme a vontade de Deus com a sabedoria que vem dele.

Boa semana a todos

Deus abençoe

Bjoo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Essência é Jesus

A vida é um Vapor aprenda a dar valor!

Armadura de Deus: Cinto da Verdade