Deus Espírito Santo

“Certa ocasião, enquanto comiam com eles, deu-lhes esta ordem: ‘Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei. Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo. ’.”

“Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas segundo o Espírito os capacitava.”

Nas semanas passadas falamos sobre a Triunidade Divina, sobre Deus Pai e Deus Filho e como nos relacionamos com Ele. Hoje quero falar sobre Deus Espírito Santo. Pouco se fala a respeito do Espírito Santo, talvez por falta de conhecimento, talvez porque haja na igreja atual certa restrição ou receio por causa das manifestações do Espírito. Enfim, de qualquer maneira sabemos que Ele, o Espírito Santo é a pessoa de Deus vivendo em nós, se comunicando conosco, Ele foi liberado por Jesus e desde então é a nossa ligação com Deus.

A Bíblia também atribui ao Espírito Santo características divinas tais como, eternidade (Hb 9.14), onipresença (Sl 139.7-10), onipotência (Lc 1.35), onisciência (I Co 2.10) provando assim a divindade do Espírito Santo. E o nome do Espírito Santo também está associado aos nomes do Pai e do Filho na comissão apostólica (Mt 28.19), na operação dos dons espirituais (I Co 12.4-6) e na benção apostólica (II Co 13.13) comprovando a trindade de Deus.

O Espírito Santo assim como o Pai e o Filho possui suas características individuais e, portanto uma personalidade única, e isso interferem diretamente em nosso relacionamento com Ele. Nos posts passados eu disse que o amor é a essência de Deus e digo isso me referindo à trindade divina, portanto, o Espírito Santo também nos ama, a Bíblia diz que Ele intercede por nos com gemidos inexprimíveis. Não podemos ignorar o amor do Espírito por nós a Bíblia diz em Tiago 4 versículo 5 que Ele tem ciúmes de nós, ou seja, que nos ama zelosamente.

Quando Jesus ascendeu aos céus, o Espírito Santo foi enviado a nós no Pentecoste, com o objetivo de cuidar de nós, de não nos deixar sozinhos. Ele é quem nos chama atenção para o caminho correto quando passamos por tentações, Ele nos consola quando passamos por dificuldades, Ele nos guia, nos ensina, nos santifica, nos sonda, Ele nos usa conforme a sua vontade. Manifesta-se em nós através dos dons. Ele pode ser entristecido e envergonhado. O Espírito está conosco todos os dias em nossos corações e é como uma chama em nós que precisa ser alimentada para permanecer forte e quente, mas quando não é alimentada ela se apaga.

Nossa vida sem o Espírito Santo é muito difícil, e deixar de ouvi-lo é o primeiro passo para esfriarmos na fé. Quando apagamos o Espírito dentro de nós ficamos vulneráveis as tentações do mundo, e, portanto, a quedas muito feias que nos afastam mais ainda de Deus. Por isso precisamos todos os dias preservar nosso relacionamento com o Espírito. Buscando mais dEle a cada dia, orando e dedicando tempo a Ele, jejuando para manter nosso velho homem morto porque somos novas criaturas em Deus. Precisamos deixar as velhas práticas e seguir no caminho mostrado pelo Espírito Santo.

O Espírito provém de Jesus e é Ele quem nos revela a sua vontade, é através dEle que podemos sentir o amor de Deus porque Ele é quem testifica a Jesus alimentando nossa fé, Ele testifica em nosso espírito que Deus é o Senhor. Ele é o nosso elo de comunicação direta com o Senhor porque Deus é Espírito e, portanto se comunica com o nosso espírito através do seu Espírito. Por isso precisamos conhecer mais o Espírito Santo ter intimidade com Ele e saber ouvi-lo, porque Ele é o próprio Deus em nós.

Espero que possamos a cada dia aprender com a Palavra como nos relacionar com a trindade divina. É importante nos relacionarmos com a triunidade de Deus, para podermos conhecê-lo melhor e assim estarmos mais perto de Deus a cada dia, isso nos ajudará a manter nossa fé firme de modo que não venhamos cair nas armadilhas plantadas pelo inimigo.

Deus está em nós e quer se relacionar conosco não desperdice a oportunidade de estar com Ele.
Boa semana a todos
Bjoo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Essência é Jesus

A vida é um Vapor aprenda a dar valor!

Armadura de Deus: Cinto da Verdade