Três em Um

"Quem compreende a Trindade Onipotente? E quem fala dela ainda que não a compreenda? É rara a pessoa que ao falar da Santíssima Trindade saiba o que diz. Contendem e discutem, E contudo ninguém contempla esta visão sem ter paz interior."

Esse texto de santo Agostinho introduz perfeitamente o assunto que eu quero falar hoje. Acredito que para nossa mente limitada é impossível compreender totalmente a Triunidade de Deus, mas sei também que é necessário entender a totalidade de Deus. Como poderemos entender uma pessoa que ao mesmo tempo é três? Por isso há muitas discussões e teorias a respeito disso e somente a Palavra de Deus pode nos mostrar a verdade e é isso que eu quero mostrar, o que a Bíblia de Deus diz sobre a Trindade divina.

A Bíblia nos ensina que Deus é Um, porém a sua unidade é composta de três pessoas distintas e que se manifestam e agem de forma diferente. O Pai cria, o Filho redime e o Espírito Santo santifica. Mas em tudo isso os três estão presente. Apesar de a Bíblia não trazer a palavra trindade, desde o início dos tempos a trindade já existia e é revelada em toda a Bíblia.

Quando Deus formou o homem Ele disse: "...façamos o homem a nossa imagem, conforme à nossa semelhança..." (Gn 1.26), também no ocorrido da torre de babel Deus diz: "...desçamos e confundamos..." (Gn 11.7). E em vários outros textos a Bíblia nos mostra a Deus falando como se não fosse um só (Gn 3.22; Is 6.8; Mt 3.16 e 17; I Co 12. 4-6; Ef 4. 4-6; Jd 20,22; e Ap 1. 4 e 5). Com tudo isso a Bíblia nos prova a veracidade da existência da trindade.

A Bíblia ainda traz texto que mostram que tanto o Pai, como o Filho e o Espírito Santo possuem características divinas, tais como onipresença (Jr 23.24; Mt 18.20; Sl 139.7), onipotência (Gn 17.1; Ap 1.8; Rm 15.19), onisciência (At 15.18; Jo 21.17; I Co 2.10), santidade absoluta (Ap 4.8; At 3.14; I Jo 2.20), eternidade (Rm 16.26; Ap 22.13; Hb 9.14) e por ai vai. Tudo isso mostra que Deus é único mas que se manifesta em três pessoas.

Pra terminar vou citar um texto da confissão de fé presbiteriana, que resume muito bem tudo o que a Bíblia nos mostra sobre a trindade e tudo que eu escrevi no post de hoje: "Na unidade da divindade há três Pessoas de uma mesma substância, poder e eternidade - Deus o Pai, Deus o Filho e Deus o Espírito Santo. O Pai não é de ninguém; o Filho é eternamente gerado no Pai; o Espírito Santo é eternamente procedente do Filho."

Nas próximas semanas eu quero abordar cada pessoas da Trindade individualmente e como nós podemos nos relacionar e ter experiências pessoais com Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

Bjos
Boa semana....Deus abençoe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Essência é Jesus

A vida é um Vapor aprenda a dar valor!

Armadura de Deus: Cinto da Verdade