Torcedores ou Fanáticos?

"Onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração" (Mt 6:21)

O que é ser torcedor pra você? Pra mim torcedores são aqueles que com entusiasmo assistem, gesticulam, gritam e desejam que seus times queridos, ou equipes, ou atletas que simpatizam, vençam determinados campeonatos, olimpíadas, torneios e afins. Aqueles que literalmente vestem a camisa. "Ele joga pelo outro (jogador)  através do olhar e da emoção".

Porém hoje não tenho visto muitos desses. Essa beleza de se emocionar com a vitória, ou até mesmo somente pelo jogo. Aquela alegria de ver a partida, ganhando ou perdendo, tem se perdido com o tempo. Não estou aqui pra falar de time que ganhou, ou que perdeu recentemente, nada especifico. Só que se atentem a atitude das pessoas referente a isso.

Veja, hoje há poucos torcedores, mas muitos fanáticos. Como assim? Fanáticos são aqueles, que em nome de uma "paixão" ao time chegam a matar, agredir, xingar, destruir. Age com agressividade quando um outro é contrário a sua "idealização". E é isso que se prega nos tempos modernos, a rivalidade e agressividade extrema.

E não estou falando do mundo, afinal o mundo "...jaz do maligno"(1 Jo 5:19). E já sabemos do que se é capaz lá fora, tudo bem que a maldade ainda me surpreende, tem coisas que não imaginava que o Homem pudesse fazer. Quero fazer hoje um alerta a Igreja de Cristo.

Quantos cristãos quando se trata de "TORCER" deixam Cristo de lado?! Deixam de ir ao culto para assistiram os jogos, choram ao ver seu time perder, debocham uns dos outros? Vejo inumeras vezes e isso entristece muito meu coração. Pois pessoas que falam tanto do amor de Deus, da Sua verdade, e por um instante viram as costas pra tudo isso.

Cristãos xingando, desrespeitando, brigando pelos times amados. Dizem darem a vida por isso. Líderes, pastores, ministros, usando o púpito para incitarem torcedores opostos. E me pergunto o quanto tem feito pelo Nome de Cristo? Estão dispostos a morrer por amor a Jesus?

Não estou dizendo que não se deve torcer. Pelo contrário torcer é saudável, desde que isso não se torne o centro do seu coração, o que mova a sua vida, e que te leve a agir irracionalmente. Que te faça esquecer de quem você é: Seguidor de Cristo, imitador de Seu caráter.

Torcer é algo bom, sabe juntar os amigos, comemorar, não sou contra isso. Mas sim à falta de liberdade em torcer pra quem quer, sem ser martirizado; sou contra a apelidos afim de degradar a imagem, humilhar o próximo; sou contra a gerar inimizades (isolamento) por torcerem por times diferentes. O esporte não é a causa da violência, mas sim o homem. Esporte é algo para proporcionar bem estar (saúde), diversão (lazer).

Cristãos não se esqueçam que são um testemunho vivo, querendo ou não. Tudo que fizer o mundo está observando e pronto a apontar seus erros. Não sejam escravos das paixões mundanas. "Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos" (Gl 5:24) Diga não ao fanatismo! "Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a" (1 Pe 3:11). Sigam as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros (Rm 14:19). Mostre a diferença de Cristo em sua vida!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Essência é Jesus

A vida é um Vapor aprenda a dar valor!

Armadura de Deus: Cinto da Verdade