Pirataria: Pecado ou Não?

"Ai daquele que edifica a sua casa com iniqüidade, e os seus aposentos com injustiça; que se serve do trabalho do seu próximo sem remunerá-lo, e não lhe dá o salário" (Jr 22.13)

Quando pensamos em pirataria imaginamos rapidamente em CD’s, DVD’s , produtos de ambulantes e até mesmo aquelas coiseras que compramos nos grandes centros populares de nossas cidades.

Na verdade a pirataria envolve muito mais do que comprar apenas produtos “copiados” ou “falso”, ela também engloba a venda, compra e posse de produtos, objetos e conteúdos que são comercializados no mercado de forma mais barata ou gratuita.


Ou seja todo o produto que é falso e está a venda, todo o conteúdo que está na internet disponível para baixar sem autorização (do músico, desenvolvedor, diretor e afins) e todo o produto importado que não é vendido pelo valor que vale. A pirataria é considerada crime contra o direito autoral e a pena pode chegar a quatro anos de prisão e multa.

Os principais produtos pirateados são roupas, calçados, utensílios domésticos, remédios, livros, softwares, músicas, óculos, filmes e CDs. Ela é considerada por muitos especialistas como o crime do século XXI, atualmente movimenta mais recursos que o narcotráfico. O crime é financiado, em sua maioria, por grandes grupos organizados e máfias internacionais e infelizmente está presente em nossas casas e principalmente em igrejas sem ao menos percebermos.

Claro que isso é um tema polemico e cada um possui uma opinião diferente. Nós respiramos 24h internet e encontramos tudo e mais um pouco nela. Muitos programas, músicas e filmes estão a nossa disposição mesmo quando os criadores e compositores não autorizaram a reprodução e distribuição deles na rede para baixarmos gratuitamente sem pagar nada por eles, alguns não acreditam que isso seja pirataria (até 2 anos atrás eu se quer nem sabia que isso era pirataria e fazia download de musicas e filmes diariamente) porém aprendi que a comercialização, reprodução e distribuição deste conteúdo sem autorização (na internet) é pirataria!
Os adeptos ao mundo do Download seja ele Gospel ou não dizem que os produtos comercializados são caros e alegam que as taxas, impostos e valores pagos por eles não valem a pena. Porém de um tempo para cá encontramos lugares na internet onde vendem e-books, CD’s (em MP3), Filmes (para alugar) muito mais em conta...

Essa moda de adquirir coisas piratas ou melhor essa moda de adquirir as coisas gratuitas ou mais baratas entraram em nossas igrejas, hoje encontramos infelizmente softwares piratas nos computadores que usamos para o ministério, encontramos músicas baixadas ilegalmente que são distribuídas para o grupo de louvor, encontramos CD’s que são copiados varias vezes para o coral das mulheres e crianças e por ai vai... é uma copia ilegal daqui, um programa com um chave Keygen ou Crack dali, invadindo nossas igrejas.

Na Biblia encontramos vários versículos que nos advertem sobre a pratica da pirataria. Em Mc 12: 16 encontramos Jesus dizendo para dar a César o que é de César., Ex 20. 15 no oitavo mandamento está escrito “Não furtarás” . 1Co. 6. 10 diz que nem os ladrões, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

Muitas pessoas podem usar produtos piratas sem ao menos saber que estão errando. Pois isso já virou tão comum em nossos dias que não imaginam que isso seja pecado. A prática passa de certa forma a fazer parte do “costume” de todos e o erro vira algo comum. E assim o pecado fica diminuído. No entanto, não devemos fechar os olhos para ele, pois existem pessoas que são prejudicadas diariamente com isso.

Todos nós estamos sujeitos a erros, ainda mais quando não sabemos que estamos errando. Mas quando sabemos a verdade permanecer nos mesmos é uma escolha nossa. Lembrando que todas as nossas escolhas são seguidas de uma consequência que independente do tempo que demore virá.

Ter uma vida com Cristo não é brincadeira. Somos exemplos dele aqui na Terra, pequenos Cristos... então nosso caminhar, nosso falar, nosso pensar e nosso uso e nossas compras diárias devem ser baseados em Jesus.

Então, não podemos ter uma vida cristã cheia de mentiras e falsificações., seja em casa, no trabalho em nossos celulares, sons, Ipod’s ou na igreja. Pense Nisso!


Dica:

- Só compre e use produtos originais;

- Baixe apenas arquivos, músicas, filmes, fotos que tenham autorização para reprodução e distribuição em massa;

- Se não tiver dinheiro para ter as coisas originais, compre algo mais barato;

-Não ache que isso é ser radical de mais é apenas não ser coerente com o pecado.

Comentários

  1. Me ajudou muito, essa duvida me perseguia a muito tempo mas acho que la no fundo sempre soube que era errado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Leia antes de Comentar:
Read before posting:

● Não serão aceitos comentários anônimos.
● Anonymous posts will not be accepted.

● Os comentários deste blog são todos moderados;
● All posts in this blog will be moderated/controlled.

● Escreva apenas o que for referente ao tema;
● Write only what is related to the subject being discussed.

● Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
● Personal insults or spam will not be accepted.

● Para entrar em contato, nos mande um email em arteeadoracao@hotmail.com;
● Please, fell free to can contact us by sending an e-mail to arteeadoracao@hotmail.com;.

Obrigado por sua visita e volte sempre.

Postagens mais visitadas deste blog

A Essência é Jesus

A vida é um Vapor aprenda a dar valor!

Armadura de Deus: Cinto da Verdade