Mais que Ouvir

"Escondi a Tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra Ti" (Sl 119:11)

Parábolas, Jesus utilizava elas para exemplificar seus ensinamentos, meio que ilustrar Sua verdade. Hoje queria escrever sobre uma delas: A Parábola do Semeador (Lc 8:4-15). Já li muitas e muitas vezes mas hoje, acredito que a compreendi de fato.

Ela fala sobre 4 tipos de solos: um à beira da estrada, onde a terra é dura e seca; um pedregoso; um espinhento e o de terra boa. Sua aplicação é a representação das qualidades das pessoas que ouvem a Palavra de Deus. Te pergunto, qual solo você é?

O solo à beira da estrada é como as pessoas que até escutam a mensagem de Deus, porém são pessoas secas, seus corações são duros e não conseguem compreender a verdade que Deus quer lhes mostrar. São pessoas que perdem com uma certa rapidez todo ensinamento que tiveram e são levadas a desagradar a Deus.

Os pedregosos são aqueles que escutam com entusiamos a mensagem, mas quando chegam adversidades, desistem rapidamente de seguir a Jesus, arrumando várias desculpas. São aqueles que não querem se comprometer com o servir a Deus. Não querem confrontar o mundo, sofrer oposições.

Os espinhentos são os que ouvem a Palavra, mas vivem numa espécie de "correria" no dia a dia que não encontram tempo para orar, ler a bíblia, ou seja, para cultivar seu relacionamento com Deus. São mais preocupados com suas carreiras, com seus bens, com seus afazeres. Não crescem espiritualmente porque deixam outras atrações tomarem prioridade em suas vidas e o Senhor passa para segundo plano.

Mas agora a terra boa, são as pessoas que ouvem a mesma palavra que os acima, mas mais que apenas a ouvir, a recebem e guardam em seu coração honesto e bom. Com perseverança começam a colocá-la em prática, permitindo que a presença de Deus transforme suas vidas. Produzem bons frutos! É o resultado dessa atuação de Deus, que o converte em uma nova criatura, com um novo jeito de pensar e agir. Mantendo a fé, nunca se deixando abater pelas provações.

Agora reflita: qual solo você tem sido? Pedregoso? Seco e duro? Espinhento? Não importa, há tempo de se tornar uma terra boa. Deus pode e quer te fazer um solo bom, que produza bons frutos! Abra seu coração ao Senhor, clame a Ele. Permita que Deus transforme e renove Sua vida!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Essência é Jesus

A vida é um Vapor aprenda a dar valor!

Armadura de Deus: Cinto da Verdade