O Cristão e a Sustentabilidade

Provavelmente você já ouviu falar a palavra SUSTENTABILIDADE alguma vez esse ano, seja em seu trabalho, escola ou na televisão. Esse é um tema atual que está sempre em pauta na sociedade.

Mais afinal o que é sustentabilidade? E o que nós cristãos temos haver com ela?

Responder a 1ª pergunta parece muito fácil, sustentabilidade simplesmente como todos dizem é: um termo usado para definir ações e atividades humanas que querem suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Englobando três aspectos principais a Sociedade, o Ambiente e a Economia.

Você já se perguntou porque muitas igreja não falam sobre esse assunto?? Dificilmente encontramos pastores e lideres conversando sobre sustentabilidade e expondo suas opiniões... Conversando com algumas pessoas que conhecem bastante sobre teologia chegamos a conclusão que essa vertente nova de sustentabilidade que visa a todo custo preservar o meio ambiente talvez seja apenas um modismo e uma comercialização, porém nos como cristãos deveríamos nos posicionar.

A muito tempo Deus já havia nos dado ensinamentos “sustentáveis”, apesar da palavra não aparecer na Biblia Ele já havia deixado mandamentos e deveres claros para nós sobre como deveríamos cuidar do Meio Ambiente, dos nossos relacionamentos com as pessoas e de nossas economias:

- Há uma ordem pra Adão em Gênesis 2.15 sobre cuidar e preservar o Ambiente. “O Senhor Deus colocou o homem no jardim para cuidar dele e cultivar” e essa ordem também é para nós, Tudo que foi criado está a nossa disposição para cuidarmos e preservarmos afinal são obras da criação Divina.

- Em Tiago 2.1-6 há uma excelente abordagem de que não devemos como crentes fazer diferença entre as pessoas na Sociedade (Rico/ Podre) em Atos 10.34 encontramos Pedro dizendo que Deus não faz acepção de pessoas.

- Ao longo da Bíblia encontramos diversos versículos que falam sobre nossas finanças, nos orientando a planejar nossos gastos Lucas 14.28 , a trabalhar Efésios 4.28 , a não ter apego ao dinheiro 1 Timóteo 6.9-10 , a investir no necessário Isaías 55.2, a nos contentarmos apenas com o que temos 1 Timóteo 6.6-8 e a não ser servo do dinheiro Mateus 6.24.

Independente da nova tendência que defende que devemos cuidar do meio ambiente, preservar e guarda, pois ele vai acabar um dia e nós vamos sofrer altas consequências por isso (falta de água, escassez de comida e crise econômica) penso que nós cristãos devemos realmente olhar com mais cuidado para estas áreas, pois poucos estão preocupados em preservar e cuidar daquilo que Deus nos deu e dá a cada dia.

Nós como servos do Senhor devemos cuidar e zelar por bons relacionamentos entre pessoas de maneira que o Amor de Deus seja demonstrado através deles. Devemos cuidar de nossas economias e finanças para que sejamos exemplo a outras pessoas e tenhamos a possibilidade de investir mais na obra de Deus e também precisamos nos atentar a questão ambiental e cuidar da terra que Deus deixou para nós.

Leia e Pratique: Já pensou como você age por ai? Pense que isso pode ser um mau testemunho =) Analise:

- Joga lixo no chão? Quando tem oportunidade despreza facilmente alimentos?

- Como tem andado suas finanças? Tem sobrado mais mês ou mais dinheiro? Às vezes precisamos parar tudo e nos planejar!

- E seus relacionamentos com as pessoas? Tem lembrado de Mt 22.39?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Essência é Jesus

A vida é um Vapor aprenda a dar valor!

Armadura de Deus: Cinto da Verdade