Reverenciar o Rei

"Sigam somente o Senhor, o seu Deus, e temam a Ele somente. Cumpram os Seus mandamentos e obedeçam-Lhe; sirvam-nO e apeguem-se a Ele" (Dt 13:4).

Reverência é respeito, atenção, consideração, adorar, honrar. Eu vejo também como uma forma de demonstrar sua admiração. Vemos nas histórias de reis e nobres que os servos movidos por reverência inclinavam suas cabeças ou dobravam seus joelhos perante suas altezas. E nós como adoradores do Deus vivo, servos do Rei do reis devemos ser cheios dela e prostrar nos perante O Majestoso Senhor, pois Ele é santo e todos aqueles que O adoram devem mostrar reverência, temor! (Hb 12:28).

E de que forma fazemos isso? Quando mostramos amor e respeito profundo por Ele e por Sua obra. Quando reverenciamos Deus, destacamos o Seu poder e majestade. Exaltando seus efeitos, mostramos a quem não crê nEle que somos protegidos pelo Deus forte, pelo Deus Todo-poderoso (Js 4:24).

Temer ou reverenciar significa respeitar, obedecer e submeter-se à soberana vontade de Deus, depositando confiança em Seu poder. Confiar no Senhor plenamente, em todos os momentos e situações, diante de toda e qualquer pessoa, lembrando que Deus está no controle de todas as coisas, isso é se apresentar com reverência.

Mas nem sempre demonstramos o temor que ELe merece e exige por meio da Sua palavra (Sl 2:11; Ap 14:7). Geralmente esquecemos a Sua grandeza e importância e nos comportamos de uma maneira que O envergonha. Desonramos a Deus por meio das nossas atitudes e palavras, sendo negligentes com a Sua obra ou quando nossa vida não condiz com os principios cristãos.

Devemos demonstrar respeito àquele que nos deu a maior prova de amor que alguém poderia dar. Ele deu Seu único Filho, Jesus, para que pudessemos ter uma nova chance de nos reconciliar com Ele e nos dá uma nova vida, eterna com Ele.

Devemos nos portar com reverência em Sua casa, a Igreja. Evitando conversas, piadinhas, risos e lembrando-se que estamos na Presença do Senhor! E apenas adorá-lO! Nos portar com reverência mesmo quando estamos em nossas casas, a sós com o Senhor. “Devemos estudar a Bíblia com reverência, sentindo que estamos na presença de Deus. Toda leviandade e frivolidade devem ser postas de lado” (Testemunhos para Ministros).

"A maior demonstração de reverência ao Senhor é desistir de nossos conceitos de vida e adotar o estilo biblico. Deus jamais exigirá nada além do que você tem condição de oferecer, mas certamente pedirá que você abra mão de muitas afirmações, idéias e opiniões que geram atitudes contrárias à Sua palavra".

Devemos ser reverentes porque reconhecemos que somos pecadores; porque apesar disso, Jesus ali na cruz, nos alcançou com Seu amor e graça. Devemos ser reverentes quanto ao nome de Deus porque ele representa seu caráter (Sl 86:11). Devemos temer e obedecer ao Senhor, para que um dia possamos vê-lO face a face (Ec 12:13).

Reflita sobre as suas atitudes. Tem agido de forma a honrar ao Senhor? A engrandecer o Seu nome? Sua vida mostra aos outros o amor, respeito e dedicação quem tem pelo Deus poderoso? Como filhos de Deus devemos ter um relacionamento especial e exclusivo com Ele e mostrar isso aos outros, para que eles também possam adorar ao Senhor da maneira que Ele merece. Lembre-se: Reverenciamos a Deus quando praticamos Sua vontade!

“A verdadeira reverência a Deus é inspirada pelo senso de Sua infinita grandeza e a noção de Sua presença. Com este senso do invisível, todo coração deve sentir-se impressionado”. EGW

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Essência é Jesus

A vida é um Vapor aprenda a dar valor!

Armadura de Deus: Cinto da Verdade