Introdução à Dança

Arte e Adoração - Introdução à DançaJá há algum tempo que eu estou pesquisando e montando este post sobre dança, e através dele eu quero abordar os tipos variados de dança na igreja; por exemplo, dança de louvor e adoração, dança de batalha espiritual, e etc.; e também esclarecer algumas dúvidas sobre o ministério de dança na igreja, o seu papel, o seu desenvolvimento e por ai vai.

Sei que talvez não dê para abordar um assunto tão extenso e tão falado nos últimos tempos em um único post, mas pretendo ir aos poucos falando de tudo que Deus tem colocado no meu coração. Quero deixar bem claro desde já que tudo que pretendo escrever e compartilhar com vocês faz parte da minha experiência pessoal com Deus e com a dança.

Pra começar eu quero fazer uma introdução sobre aquilo que eu entendo ser dança no geral e a dança pra Deus, no reino de Deus. Dança, no dicionário, é especificada como a arte de dançar ou a sucessão de passos ou movimentos, geralmente ao som de música. Para mim a dança em si é até mais do que apenas uma sucessão de passos, a dança é uma das muitas formas que nós seres humanos utilizamos para extravasar nossos sentimentos.

É muito interessante que todos nós, sabendo ou não dançar, acabamos dançando no nosso dia a dia, geralmente quando estamos muito felizes ou animados colocamos uma música e nos arriscamos a dar uns passos em nosso quarto. Em minha opinião a dança faz parte de nós e pode se expressar quando menos esperamos.

Agora quanto a dançar para Deus, é necessário ir um pouco mais fundo do que o dicionário ou minhas definições pessoais. Diante do avivamento que se fez na igreja brasileira e mundial atualmente, muitos ministérios de dança começaram a surgir em diversas igrejas. E junto com isso o julgamento de muitas pessoas, de dentro da própria igreja, que questionam se essa forma de adoração é ou não correta. Não estou aqui para julgar nada e nem dizer se é certo ou errado. Quero elucidar essas dúvidas baseada na Palavra de Deus, porque a partir do momento que buscamos as respostas de Deus em sua Palavra estaremos dentro do centro da vontade de Deus.

Apesar de a Bíblia não conter m versículo especifico sobre a utilização de danças no culto racional ela nos mostra que o povo de Israel tinha por hábito utilizar as danças para se alegrar pelas bênçãos de Deus na colheita ou na vitória de guerras, ou ainda para receber seus convidados (Jz 11.34 e Lc 15.25), além é claro das danças que faziam parte das festas presentes no calendário judaico. Durante toda a história de Israel podemos ver a dança sendo usada como forma de adoração ao Senhor, um exemplo disso acontece quando os israelitas foram libertos da escravidão no Egito e ao passar pelo Mar Vermelho Miriã e todas as mulheres dançaram de alegria pelo livramento do Senhor (Ex 15.20).

Nos livros de I e II a Samuel a dança é apresentada como uma forma de intimidade com o Senhor. Temos um exemplo em I Samuel 10.5-7, onde Saul tomado pelo Espírito de Deus dançou e profetizou junto com outros profetas. Em II a Samuel 6.14 temos o exemplo de Davi que dançou com todas as suas forças perante o Senhor e também nos seus salmos Davi nos impulsiona a dançar com o objetivo de louvar a Deus (Salmos 149.3 e Salmos 150.4).

Durante o exílio as danças foram praticamente extintas do meio do povo israelita, justamente porque era um momento de tristeza para o povo de Israel. Jeremias durante uma oração ao Senhor em Lamentações 5.15 relata a tristeza do povo. Também Jeremias em seu livro no capítulo 31 versículo 13 profetiza o retorno da alegria de Israel, dizendo que as moças dançarão assim como os velhos e os jovens.

A Bíblia também nos mostra que a Daca pode ser utiliza de forma errônea para invocar outros deuses ou conseguir benefícios próprios (Ex 32.19; I Rs 18.26; Mt 14.6-11) e por isso muitas pessoas entendem essas passagens bíblicas como uma oposição do Senhor as danças na igreja. Eu acredito que não seja essa a intenção de Deus. E acredito também que a muitas das oposições das pessoas diante da dança acontece por falta de conhecimento. Portanto acima de qualquer coisa antes de falar sobre dança na igreja é preciso pesquisar sobre o assunto e pedir a orientação de Deus.

Eu pessoalmente acredito que a dança pode ser usada como forma de louvor e adoração ao Senhor. Não podemos limitar a adoração a Deus, se dançamos em casa para o Senhor podemos também dançar na igreja para o Senhor. Mas sempre mantendo a ordem e o respeito à igreja a que pertencemos. Por isso antes de tomar qualquer decisão precipitada temos que pedir discernimento ao Senhor.

Acho que ainda há muito a se falar sobre a dança na igreja e durante as próximas semanas estarei me esforçando para destrinchar todo esse assunto para vocês que acompanham o nosso blog.

Deus abençoe vocês e uma boa semana a todos.

Comentários

Postar um comentário

Leia antes de Comentar:
Read before posting:

● Não serão aceitos comentários anônimos.
● Anonymous posts will not be accepted.

● Os comentários deste blog são todos moderados;
● All posts in this blog will be moderated/controlled.

● Escreva apenas o que for referente ao tema;
● Write only what is related to the subject being discussed.

● Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
● Personal insults or spam will not be accepted.

● Para entrar em contato, nos mande um email em arteeadoracao@hotmail.com;
● Please, fell free to can contact us by sending an e-mail to arteeadoracao@hotmail.com;.

Obrigado por sua visita e volte sempre.

Postagens mais visitadas deste blog

A Essência é Jesus

A vida é um Vapor aprenda a dar valor!

Armadura de Deus: Cinto da Verdade