Dança: Tipos de Dança

Seguindo nossos estudos sobre dança, essa semana eu quero tratar de mais um tema polemico, os tipos de dança na igreja. Acho esse tema polemico porque muitas pessoas não acreditam nisso e acham que dança é dança e pronto e acabo, e ainda outras pessoas radicalizam achando que só há um tipo de dança que pode ser feita na igreja, penso que é aquela questão do “politicamente correto”, ou simplesmente para não ter trabalho em realizar boas apresentações ou boas coreografias na igreja e preferem fazer o que todo mundo faz, copiando outros grupos de dança.

Para começar quero que vocês entendam que por tipos de dança eu quero tratar ao mesmo tempo estilos de dança como balé clássico ou contemporâneo, jazz, street dance e etc. E de tipos dança como dança de adoração, de louvor, de cura e a temida dança profética. Mas principalmente da interação dessas duas coisas estilos e tipos de dança.

Há pessoas que não acreditam que existam tipos de dança específicos para as expressões diante de Deus ou que podemos obter cura e libertação através dela. Mas eu creio que assim como há músicas que levam ao louvor, a adoração, a entrega, ao arrependimento, a cura, a libertação e assim por diante; também há danças que nos propiciam essas bênçãos. Não quero dizer que você tem que usar esse estilo de dança pra isso ou outro estilo pra aquilo. Quero dizer que precisa existir uma coerência diante daquilo que se dança.

Sendo um pouco mais específica, é preciso ter um objetivo quando se dança. Por exemplo, se o seu objetivo é louvar ao Senhor através da dança você buscará expressar, declarar, proclamar a grandeza de Deus através da sua dança. E quanto ao estilo é mais uma escolha há ser feita pelo ministério quando ele for formado, levando em consideração o conhecimento dos participantes. Mas é sempre bom e interessante um grupo que consegue mesclar todos os estilos de dança.

Mas ao mesmo tempo eu acredito que não há uma fórmula pronta pra isso. Nem acho correto dizer: “Se vamos louvar ao Senhor através da dança então precisamos de uma música mais rápida e um estilo de dança mais dinâmico como o street dance” – porque assim fica muito fácil e muito pobre e eu não acredito que assim obteremos excelência diante de Deus. E aqui eu acho que entra a voz de Deus, a intimidade com Deus. Eu acho que para um grupo de dança prosperar a intimidade com Deus é vital e indispensável. Antes de realizarmos qualquer coreografia ou apresentação precisamos saber a vontade de Deus, aquilo que Ele quer naquele tempo.

O mais importante é sabermos que o objetivo da dança pode ser alcançado. A dança de louvor se caracteriza principalmente pelo objetivo que se alcança através dela que é engrandecer ao Senhor, declarar os seus feitos e exaltá-lo. A dança de adoração alcança seu objetivo quando podemos através dela nos entregar totalmente ao Senhor, se arrepender, se quebrantar em Sua presença.

A dança de cura e libertação nos proporciona sentir a liberdade que há no nome do Senhor. A dança profética, que é temida por muitos por medo do mover do Espírito, alcança seu objetivo quando através da dança você é edificado é transformado espiritualmente, alias acho que é mais que isso e falo com propriedade de causa, porque já experimentei disso, e não há uma definição específica, só o mover do Espírito Santo.

Com este post eu termino as minhas considerações e aquilo que Deus tem me mostrado sobre dança. Mas ainda quero fazer uma última consideração. Em minha opinião dançar para Deus é algo muito importante eu fico até sem palavras para me expressar, porque eu levo isso muito a sério e queria muito que todas as igrejas fossem edificadas pela dança assim como eu sou individualmente. Não só a dança, mas tudo aquilo que nos propomos fazer para Deus deve ser feito com excelência, para glória e honra de Deus.

Boa semana a todos e qualquer dúvida sobre esse assunto entre em contato conosco através do blog com comentários ou através das nossas redes sociais e eu vou pesquisar e estudar e buscar o direcionamento de Deus e escrever a respeito aqui no blog. Deus abençoe.

Aleluia! Louvem a Deus no seu santuário, louvem-no em seu magnífico firmamento. Louvem-no pelos seus feitos poderosos, louvem-no segundo a imensidão da sua grandeza! Louvem-no ao som de trombeta, louvem-no com a lira e a harpa, louvem-no com tamborins e danças, louvem-no com instrumentos de cordas e com flauta, louvem-no co címbalos sonoros, louvem-no com címbalos ressonantes. Tudo o que tem vida louve ao Senhor. (Salmos 150)

Louvem eles o seu nome com danças; ofereçam-lhe música com tamborim e harpa.(Salmos 149.3)

Comentários

  1. A dança que eu e o meu grupo de coreografia estamos ensaiando, será com o propósito de ministrar a doutrina quadrangular: salvação, cura, batismo com o Espírito Santo e a volta de Jesus. Mostrando a transformação de uma vida que estava em trevas para a luz, baseado na salvação.

    Acredito que além de se preparar com os ensaios, a consagração também é muito importante para que Deus opere no sentido que a dança estará sendo transmitida.

    ResponderExcluir
  2. ministro a dança profetica,para me e receber e ser uzada senpre sinto falta desta intmidade com meu Deus.
    profetizo determino em nome do senhor Jesus.sinto um renovo como amo ministra a dança profética amo muito adoro meu grande Deus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Leia antes de Comentar:
Read before posting:

● Não serão aceitos comentários anônimos.
● Anonymous posts will not be accepted.

● Os comentários deste blog são todos moderados;
● All posts in this blog will be moderated/controlled.

● Escreva apenas o que for referente ao tema;
● Write only what is related to the subject being discussed.

● Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
● Personal insults or spam will not be accepted.

● Para entrar em contato, nos mande um email em arteeadoracao@hotmail.com;
● Please, fell free to can contact us by sending an e-mail to arteeadoracao@hotmail.com;.

Obrigado por sua visita e volte sempre.

Postagens mais visitadas deste blog

A Essência é Jesus

A vida é um Vapor aprenda a dar valor!

Armadura de Deus: Cinto da Verdade