Dança: Ministério

"E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo coração, como ao Senhor, e não aos homens..." Colossenses 3.23

Essa semana eu quero falar um pouco sobre ministério de dança. Como eu disse semana passada, diante do avivamento que o Espírito Santo de Deus tem trazido às igrejas de todo Brasil e do mundo, essa forma de adoração através da dança tem ressurgido no meio evangélico, por isso muitos ministérios de dança têm se formado. E o que eu tenho visto é que muitos desses ministérios começam de forma errada, e sem a preparação devida e é justamente por isso que muitas igrejas, pastores e líderes tem se oposto à dança na igreja. Portanto é preciso àquele que esboça interesse em começar um ministério de dança preparação, oração, disciplina e liderança.

Para começar quero definir a palavra ministério, eu acredito que à luz da Bíblia, ministério tem o sentido de serviço ao Senhor, então ministrar dança também é servir a Deus. Essa é a idéia principal de um ministério de dança servir ao Senhor através da dança. Eu acredito que esse deve ser o primeiro pensamento de um ministério, entender que está ali inserido em uma igreja para servi-la e para servir principalmente ao Reino de Deus. O fato de algumas pessoas começarem um ministério com a intenção, com a motivação errada acaba atrapalhando a igreja e o Reino de Deus, muitas pessoas começam um ministério ou tentam fazer parte de um ministério com a intenção de aparecer, de se destacar, e por isso acabam se “dando mal”, e causando problemas ao ministério.

Outra coisa importante é a liderança desse ministério. A pessoa que se propõe a iniciar um ministério de dança precisa estar preparada tanto tecnicamente quanto espiritualmente. Eu digo isso porque tudo ou quase tudo o que eu tenho lido sobre dança nesses últimos dias acaba puxando muito pra um lado ou muito pra o outro e isso fica um pouco confuso em minha opinião. A Bíblia nos diz que temos que fazer tudo como ao Senhor e, portanto com excelência, ou seja, usando o nosso melhor. E isso serve não só para o líder do ministério como também para os membros desse ministério.

Muitas pessoas não dão a importância devida à técnica que é necessária na dança. Acham que só fazer uma seqüência de passos é suficiente e na verdade não é bem assim. Quando um pastor vai ministrar a palavra de Deus ele se prepara com antecedência, quando um músico ou cantor vai ministrar o louvor na casa de Deus, ele estuda para oferecer o melhor para Deus. Esse é um grande erro que cometemos atualmente. E isso não quer dizer que se eu não tenho nenhuma formação em dança então eu não posso louvar a Deus com danças. O que eu quero dizer é que se você se propõe a fazer algo para Deus então você tem que fazer o melhor e buscar a cada dia fazer melhor ainda, ou seja, se você não tem formação em dança e quer começar um ministério é necessário que você busque meios de se especializar com o objetivo de melhorar aquilo que você quer apresentar ao Senhor. Portanto estude, pesquise e principalmente ensaie muito.

Espiritualmente falando todo e qualquer ministério precisa de um líder comprometido com o Senhor em todos os aspectos da sua vida, para que os membros desse ministério tenham um exemplo a seguir. Além de que um líder precisa estar preparado para ministrar na vida de seus liderados. Porque nenhum ministério será saudável se não houver um período de devocional e só um líder bem preparado pode implantar esse período de devocional no ministério.

Outras coisas importantes em um ministério de dança são a disciplina nos ensaios, decência nos figurinos, preparação física e espiritual dos membros. E entender que estamos ali como ministério para servir ao Senhor e fazer a Sua vontade. É muito bom que líder e liderados tenham em mente a missão e o objetivo desse ministério na igreja em que estão inseridos e isso são coisas que só o Espírito Santo pode revelar ao ministério como um todo, por isso também é importante que os membros sejam unidos, que tenham comunhão uns com os outros.

Precisamos entender que nem tudo é papel do líder, os membros do ministério têm que se importar com o ministério e zelar por ele. Sempre que possível o líder deve dividir as responsabilidades com os membros, para isso é necessário muito diálogo e organização. O líder tem que saber que pode contar com os seus liderados tanto para administrar o ministério quanto para as produções que serão feitas em eventos ou nos cultos. É muito muito muito muito necessário e importante que se trabalhe em equipe.

Eu acredito que não há uma fórmula pronta pra se iniciar um ministério de dança, mas acredito que um líder comprometido conquistará membros comprometidos. Em minha opinião uma boa liderança é de extrema importância num ministério seja ele qual for. Porque através de um bom líder é possível ter bons liderados, é possível ter disciplina e decência, é possível ter comprometimento e comunhão e tudo isso leva a um ministério saudável. Acima de tudo o líder tem que ser intimo do Senhor e parceiro do anjo da igreja, ou seja, o pastor. Acima de tudo o ministério tem que ser comprometido com Deus e depender dEle.

Espero que mais este post tenha ajudado a todos vocês que acompanham o nosso blog, e que sempre estejamos prontos para fazer a vontade de Deus. Fazendo tudo como para Ele com excelência e amor.

Boa semana a todos e semana que vem tem mais dança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Essência é Jesus

A vida é um Vapor aprenda a dar valor!

Armadura de Deus: Cinto da Verdade