Cristão e a Música do "mundo"

Esse é um tema que a tempos queria falar aqui. E antes de tudo quero esclarecer que, não quero aqui condenar nada e nem ninguém, apenas expor o que tenho crido e vivido em minha vida. Diria que mais que uma opinião é um conceito. Mas enfim vamos lá!

Música é uma forma de arte que combina sons. E está extremamente ligada à vida do ser humano. É muito dificil, pra não dizer impossivel, alguém que não goste de música, seja ouvindo, cantando, tocando, o homem sente necessidade de tê-la em sua vida.

Pois a música tem poder de levar o homem a associá-la com situações, momentos vividos, trazendo à tona sentimentos e sensações. E cada música traz em si um determinado significado de pessoa para pessoa.

A música, como tudo que há, foi criada por Deus, como também os estilos musicais. Porém o diabo que é o pai da mentira (Jo 8:44) deturpou o que Deus criou, transformando o que é para Louvor e Glória do Senhor em algo para seu louvor, para algo que desvaloriza o ser humano e "tornando a música uma ferramenta poderosa que destrói o caráter de muitos".

E com isso criado a diferenciação "musica do mundo". Ai que entra a questão que tem gerado discussões e debates: "O cristão pode ouvir musica mundana?"

Primeiramente temos que entender o que é esse rótulo. O que faz uma música ser ou não do mundo não é o estilo musical dela, nem os instrumentos utilizados, nem a melodia, harmonia ou ritmo, e sim a mensagem que ela traz, o que ela defende, o que diz e ensina. Da mesma forma, a música denominada evangélica não é um ritmo e sim são músicas cantadas na Igreja, tocadas por músicos cristãos, que contém verdades contidas na biblia e que tem como único objetivo louvar e adorar ao Senhor.

Para ajudar a responder essa questão é necessário de outras: Ouvir esse tipo de música vai edificar minha vida? O que essa música diz contradiz a Palavra de Deus, a Biblia? Me convém essa pratica? Jesus se agradaria disso?

"Cada musica tem que ser analisada por si mesma, por seus valores, seus efeitos e seus resultados". Não há como negar que a música tem efeito sobre nós, e como filhos de Deus precisamos ter extremo cuidado em selecionar as musicas que ouvimos, analisar o que as letras estão nos transmitindo e discernir o efeito que terá sobre nossa mente e nossa vida espiritual.

Discernimento é o primordial pra responder essas questões. Saber diferenciar o que é Santo e o que é profano. Um servo de Deus não pode se conformar ou acostumar com aquilo que não traz louvor a Deus, ser "amigo" do mundo (Tg 4:4; Rm 12:2).  E como buscar esse discernimento? Através da "própria fonte de toda verdade": Deus! Por meio da oração e do estudo da Sua palavra.

A questão é será que temos sido diferença ao aceitar essa prática? Um servo do Senhor não pode esquecer que o seu viver precisa ser um testemunho vivo da Glória de Deus. E a maior expressão de louvor a Ele é pela nossa vida (Sl 150:6). E o que deve ocupar a mente do servo? "...tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai" (Fp 4:8).

"É preciso analisar o que tem enchido sua mente, se ela está cheia de letras de músicas mundanas a tendencia é a prática desses ensinamentos". Lembre-se nosso coração é enganoso e nossa própria vontade não pode ser algo tido como seguro e bom.

Ninguém pode servir a dois senhores, não há como servir e adorar ao Senhor e se agradar das coisas desse mundo (Mt 6:24). É preciso parar de criar desculpas do tipo "sou músico preciso ouvir de tudo" ou "deste que não esteja falando besteiras, degradando alguém é uma boa musica pra se ouvir". Uma coisa é ouvir buscando um aperfeiçoamento técnico outra é se agradar daquilo que tem sido pregado pelo mundo.

Eu creio que o Senhor Criador de todo universo, que lhe concedeu esse dom, tem poder suficiente pra te inspirar uma nova canção, um novo som. Eu já falei isso aqui em outro post o que difere um musico de um adorador é a consagração da sua vida, é o objetivo que ele usa a música se para honrar Aquele que lhe criou ou para trazer glórias a si próprio. Quem se dedica ao Senhor não pode se contaminar com as coisas que esse mundo oferece.

E não estou pegando no pé só dos músicos (rs), esses dias indo pra faculdade sentei no onibus ao lado de uma menina que estava ouvindo música (e por sinal alto rs) e era uma música cantada nas igrejas, super conhecida no meio cristão. Fiquei até feliz porque outras pessoas também estavam ouvindo e tal, mas ao acabar a música começou a "sequencia mundana", acho que demonstrei demais uma certa decepção/tristeza que a menina foi abaixando o volume até ninguém ao redor poder ouvir mais.

Ai que pergunto aonde foi parar o testemunho?  Pode até não te "afetar" digamos assim, mas os que estão à sua volta vão pensar o que? Não podemos esquecer que o mundo vive a provar nossa fé e com que razão iremos falar das boas novas do Salvador, do que precisam se compactuamos com as práticas erradas deles?

"..sejam santos em toda a vossa maneira de viver" (1 Pe 1:15), ou seja, em tudo que fizer, pensar e falar, e isso inclui os seus hábitos e gostos também. Sabendo que todas as coisas lhe são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. E com verdade não se deixe dominar por nenhuma (1 Co 6:12).

"Deus chamou o homem e o separou para toda boa obra, para que nas suas ações Ele seja glorificado". Só a Ele deve se prestar louvor e ser deixado de lado tudo aquilo que lhe afasta da Sua doce presença!

Quando se atingir esse grau de discernimento não será preciso que ninguém lhe fale o que deve ser feito ou não, em seu coração você saberá e dará ouvidos a voz do Espirito Santo.

"Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor" (Sl 150:6). E somente a Ele! É nisso que creio e vivo! Só Ele é digno de todo louvor, honra e adoração!

Comentários

  1. Excelente reflexão. Eu acredito que só pelo fato da edificação própria, já é um grande ponto a favor das músicas cristãs. Muitas das vezes que estamos sensíveis, basta um louvor que o Senhor fala conosco, já se ouvirmos uma música com conteúdo anti-bíblico, poderá resultar numa má influência no nosso humor, e também no nosso caráter. Então por via das dúvidas, é melhor ouvirmos um "louvor bença" hehe

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Leia antes de Comentar:
Read before posting:

● Não serão aceitos comentários anônimos.
● Anonymous posts will not be accepted.

● Os comentários deste blog são todos moderados;
● All posts in this blog will be moderated/controlled.

● Escreva apenas o que for referente ao tema;
● Write only what is related to the subject being discussed.

● Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
● Personal insults or spam will not be accepted.

● Para entrar em contato, nos mande um email em arteeadoracao@hotmail.com;
● Please, fell free to can contact us by sending an e-mail to arteeadoracao@hotmail.com;.

Obrigado por sua visita e volte sempre.

Postagens mais visitadas deste blog

A Essência é Jesus

A vida é um Vapor aprenda a dar valor!

Armadura de Deus: Cinto da Verdade