Ame ao Senhor...

"Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo teu coração, e de toda tua alma, e de todo entendimento, e de todas as tuas forças, este é o primeiro mandamento." (Marcos 12.30)

Que saudade de escrever no blog... Depois de um mês de férias aqui estou eu novamente para compartilhar com vocês aquilo que o Senhor tem me mostrado.

E quero começar esse ano falando de amor. Eu penso que a cada novo ano eu descubro novas faces do amor de Deus por mim. Sempre na virada do ano e nessa primeira semana do ano eu tento rever todas as coisas que aconteceram e os planejamentos para o próximo ano, mas a maior alegria que eu posso ter é poder ver o amor do Senhor se renovando a cada ano e me mostrando o quanto eu ainda preciso aperfeiçoar o meu amor por Ele.

Eu gosto muito de música da Rachel Novaes que chama Primeiro Amor, nessa música ela pede que o Senhor a ajude porque o seu amor pelo Senhor é fraco e imperfeito. E é exatamente essa oração que eu faço ao Senhor, que Ele me ajude a aperfeiçoar o meu amor por Ele, de modo que o meu amor seja como o dele.

E durante uma dessas orações Deus me lembrou desse versículo de Marcos 12.30. Esse é o primeiro mandamento e o mais importante. E o mais interessante desse versículo é ele trata do nosso amor pelo Senhor em quatro áreas da nossa vida: o coração, a alma, o entendimento e as forças.

No dicionário, além das definições científicas para a palavra coração, encontramos outra definição que diz que o coração é a sede da sensibilidade moral, das paixões, do amor. Ou seja, o coração é onde ficam todas as nossas emoções e sentimentos, nossos amores e paixões, diante disso a palavra do Senhor nos orienta a amarmos a Deus com todas nossas emoções, amor e paixão. Devemos amar ao Senhor acima das nossas emoções e paixões. E é tão bom cultivarmos essa paixão pelo Senhor de forma que o nosso coração queime de amor e que anseie pelo Senhor acima de todas as coisas.

E amar ao Senhor com nossa alma? Como é isso? A alma é a nossa essência, o conjunto de faculdades morais e intelectuais do homem, é algo um pouco difícil de definir porque é bastante abstrato. Portanto temos que amar a Deus com toda nossa essência, com tudo aquilo que somos interiormente, com tudo aquilo que acreditamos, com nossa fé. Deus está acima de tudo aquilo que adquirimos durante nossa vida, por isso devemos amá-lo acima de todos nossos conceitos morais, éticos e religiosos. Eu definiria tudo isso como amar a Deus acima daquilo que nos é imposto como correto, ou que acreditamos que seja correto. É amar a Deus acima dos nossos limites e dos limites dos homens.

O entendimento é a nossa inteligência, é a nossa percepção do mundo, é como nós aprendemos e nos apoderamos das idéias e as compreendemos. Amar a Deus com todo nosso entendimento é amar a Deus com tudo aquilo que sabemos. Por exemplo, eu estudo eletrônica, portanto eu devo amar ao Senhor com tudo que eu aprendo e usar o que eu aprendo pra glória do Senhor. Todo conhecimento que acumulamos durante a nossa vida deve ser usado para a glória do Senhor. Temos que amar ao Senhor com nossos conhecimentos. Uma coisa muito comum é as pessoas se gabarem por serem inteligentes, por serem especialistas em algum assunto, e essa não é a intenção, se Deus nos fez seres inteligentes capazes de adquirir conhecimento, portanto devemos amá-lo com nosso entendimento.

E enfim a força. Acho que essa é a forma mais especial de amar a Deus, ou pelo menos a forma mais visível. Nossa força é a nossa capacidade de operar, de executar, são nossas energias.

Temos que amar ao Senhor com todas as nossas energias. Eu gosto muito dessa palavra energia, porque energia é aquilo que nos mantém vivo, que nos mantém animados, portanto temos que amar a Deus com aquilo que nos mantém em pé. É por isso que eu amo usar a dança, o teatro, a música para declarar o meu amor ao Senhor, porque para executar essas coisas eu preciso usar a minha força, a minha energia. Não podemos limitar nossa força diante de Deus, Ele não poupou nada por isso não podemos limitar nada.

Que nosso coração, alma, entendimento e força estejam concentrados em amar a Deus. Que nesse novo ano nós possamos amar a Deus com tudo que temos e somos de modo a aperfeiçoar o nosso amor por Ele.

Feliz ano novo para todos que acompanham o nosso blog e muito obrigado pelos comentários de vocês, agradeço muito a Deus pela vida de vocês.


Boa semana a todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Essência é Jesus

A vida é um Vapor aprenda a dar valor!

Armadura de Deus: Cinto da Verdade