Quem é o Espírito Santo?

Quem é o Espírito Santo?"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
(João 14.16)"

"Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
Do pecado, porque não crêem em mim;
Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;
E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.
Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.
(João 16.7-14)" 


O Espírito Santo é nosso “guia” e Conselheiro. Através DELE conhecemos a sabedoria de Deus. Ele é divino e também é Deus, pois é Eterno, (Hb 9.14), Verdadeiro e Consolador (Jo 1.13) e está em Todos os lugares. (Sl 139.7-10)

Recebemos o Espírito Santos quando em nossos corações aceitamos Jesus como nosso Senhor e Salvador. A partir deste momento a nossa vida eterna é garantida por meio da obra de Deus (Ef 2. 4-7), assim o Espírito Santo passa a habitar conosco todos os dias. (2 Co 6.16)

Quando o Espírito Santo passa a habitar em nossos corações por nossa própria decisão o amor que é concedido a nos por meio de Deus Pai (Rm 5.8) nos traz uma alegria (Sl 43.4) profunda que nos enche e torna-se a nossa força (Ne 8.10) e o nossa motivação de servir meio a tantas dificuldades e é resultado apenas de deste encontro REAL com Cristo.

Em nossas vidas o Espírito Santo é o responsável por um novo nascimento espiritual (Tt 3.5) e por selar um compromisso com Cristo pois Ele nos dá evidencias diárias que permanecemos e pertencemos a Cristo. (Ef 4.30)

Ele nos fornece orientação, nos revelando a mente de Deus e nos mostrando o caminho certo a seguir (1 Co 2.9-26), nos ensinando diariamente a sermos mais parecidos com Cristo (1 Jo 2.27), nos levando ao caminho da verdade (Jo 16.13-14), nos dando orientações quanto as nossas decisões ministeriais (At 13.2-4) e contribuindo com as nossas orações (Rm 8. 26-27).

O Espírito Santo nos encoraja pois nos dá esperança (Rm 5.3-5), nos acompanha em todos os momentos pois Ele está conosco sempre ( Jo 14.16/ 15.26) e nos conforta quando passamos por alguma situação difícil ou até mesmo quando ficamos tristes por pecarmos (At 9.31).

Ele nos capacita para conhecermos a Deus e a Cristo totalmente (Ef 3. 14-19), para proclamarmos o senhorio de Jesus (1 Co 12.3) sendo sua Testemunha por onde quer que estejamos (Jo 15.26-27), nos preparando e fortalecendo para não satisfazermos nossos desejos carnais e sedemos a nossa natureza pecaminosa (Rm 8.13)

Além de nos orientar, encorajar, capacitar, fortalecer o Espírito Santo nos dá dons Espirituais que nos ajudam e nos equipam para o ministério que exerceremos. (1 Co 12. 7-11) Desenvolve em nos um caráter a semelhança de Cristo chamado Fruto do Espírito (Gl. 5. 22-23) onde os nossos velhos costumes são despojados e revestidos pelos novos de Jesus e também nos ajuda em nossa adoração a Deus. (Fp 3.3)

Pense nisso- O Espírito Santo é capaz de fazer inúmeras coisas em nossa vida, será que realmente temos deixado Ele agir em nossos corações e nos transformar para sermos a imagem e semelhança de Cristo?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Essência é Jesus

A vida é um Vapor aprenda a dar valor!

Armadura de Deus: Cinto da Verdade