Ser Como Ele - Parte 3

Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas (1 Pedro 2:21).

Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou (1 João 2:6).

Continuando o assunto das semanas passadas. Hoje nós vamos falar sobre justiça, porque é muito comum falarmos que Deus é amor, e isso é verdade. Mas Deus também é justo. E quando Jesus esteve na terra ele nos mostrou como exercer a justiça com amor. Todas as ações de Jesus são justas e baseadas em amor a fim de cumprir um único proposito, nos aproximar dele. O grande problema aqui é que confundimos justiça com ira, juízo e condenação. E queremos muitas vezes com a nossa própria força exercer justiça. Mas somos humanos e falhos. Como podemos mudar nosso padrão errado de justiça?

Quero citar alguns exemplos de como Jesus teve atitudes justas sem deixar de demonstrar amor. A primeira história que veio em minha mente foi da mulher adultera, citada na bíblia em João 8. 1-11. A acusação contra a mulher era legitima, afinal ela de fato tinha sido pega cometendo um adultério. Acontece que Jesus antes desse momento esteve orando e já sabia que aquilo não passa de um teste dos homens da Lei que queriam uma brecha para acusá-lo. Jesus então desafiou aqueles homens a apedrejar mulher caso estivessem sem pecado. Só que todos eles tinham "teto de vidro" e não puderam condená-la. "E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais." Vocês conseguem perceber, Jesus não encobriu o pecado daquela mulher, não passou a mão na cabeça dela, não concordou com a atitude dela, mas ainda assim demonstrou amor liberando perdão e dando uma nova chance a ela.

Esse exemplo me mostra muito claramente aquilo que vivemos hoje. Basta estar conectado a qualquer rede social para que temas polêmicos (como o caso da mulher adultera) sejam jogados na nossa cara. E é ai que mora o perigo. Vejo muitos cristão se posicionando da maneira errada, soltando palavras de condenação, incitando brigas e discussões desnecessárias, abrindo brecha para serem acusados pelo inimigo. Confundimos as coisas. Paulo diz em Efésios 6.12 que a nossa luta não é contra os seres humanos e sim contra forças espirituais do mal que não são combatidas com palavras nas redes sociais nem boicotes a marcas diversas. Essa luta é vencida com oração, jejum e poder do Espirito Santo.

Essa não foi a única vez que Jesus foi testado, poderia citar várias histórias, mas não quero me prolongar. Mas para todos esses testes Jesus estava preparado, revestido de poder do Espirito Santo, de sabedoria, justiça divina, oração e jejum. Então o que temos de fazer? O mesmo que Jesus. Temos que nos preparar bem para os testes que enfrentamos. Temos que nos revestir com o Espirito em oração e jejum, nos revestir da palavra para ter sabedoria para aplicar o conhecimento. E seguir sempre o conselho que Tiago deixou registrado em seu livro na Bíblia, no capitulo 1 versos 19 e 20: "Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus."

Para terminar, (antes que esse texto fique grande demais, porque grande já está..kkk) quero exemplificar com algo que aconteceu comigo. Certo dia me deparei com um post de uma amiga numa rede social que dizia "Morte aos cristãos!". Vocês não fazem ideia de como isso me enfureceu naquele momento, queria gritar com ela, falar um monte, postar textão, mas então senti o Espirito Santo dizendo ao meu coração que aquilo não valia a pena. Veja, não estou dizendo que não devemos nos posicionar, muito pelo contrário, temos que deixar bem claro nosso posicionamento. Mas temos que principalmente agir com sabedoria, amor e justiça. Fazer aquilo que Jesus faria. Parece meio "chover no molhado" quando digo isso mas pergunte-se sempre: Em meu lugar o que Jesus faria? E diante dessa situação como posso demonstrar os passos daquele que estou seguindo? Pense bem antes de falar, consulte o Espirito Santo sempre!

Até a próxima semana!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Essência é Jesus

A vida é um Vapor aprenda a dar valor!

Armadura de Deus: Cinto da Verdade