Inimigos da alma - Individualismo

"É melhor haver dois do que um, porque duas pessoas trabalhando juntas podem ganhar muito mais. Se uma delas cai, a outra a ajuda a se levantar. Mas, se alguém está sozinho e cai, fica em má situação porque não tem ninguém que o ajude a se levantar." (Ec 4: 9-10)

Numa era moderna, com tecnologia que nos facilita encontrar e nos conectar com pessoas em qualquer lugar do mundo, por que as pessoas andam tão distantes? Inovação é preciso porém depende de ser bem utilizado ou não.

Não sou contra tecnologia, pelo contrário isso me possibilita chegar com essa mensagem até você, porém vou contra o que nós como sociedade nos posicionamos com ela. Hoje cada pessoa vive em seu mundo particular, em sua rotina, com suas próprias regras e valores. Tem se tornado comum a falta de diálogo nos lares, tem se investido muito mais tempo para os relacionamentos virtuais.

E pergunto: Até quando dura nossos relacionamentos? Qual tem sido a profundidade deles? Sem tecnologia quantos dos nossos relacionamentos sobreviveriam?

O individualismo tem prevalecido em nosso meio. Hoje não importa mais o bem comum e sim seu próprio. No que isso privilegia ou prejudica. No que eu preciso, no que eu quero falar ou fazer, aonde eu quero ir... Eu, eu, eu!

O individualismo é perigoso pois "mundo particulares" geram preconceitos, insensibilidade, egoísmo, "Se não se encaixa no meu mundo eu desprezo". 

Individualismo é um estilo de vida.  É uma opção. Não confudamos individualismo com individualidade que é o conjunto de atributos/qualidades que nos diferem, que nos torna únicos.

Individualismo:
  • 1 FILOS Doutrina pouco solidária que valoriza a autonomia individual, em detrimento da hegemonia da coletividade.
  • 2 ECON, FILOS, POLÍT Teoria ética, econômica ou política que faz prevalecer o direito individual sobre o coletivo.
  • 3 Em ética, conceito em que os valores se definem com base no indivíduo.
  • 4 FILOS Doutrina que preconiza a importância ou o valor da pessoa e procura diminuir o papel da tradição e autoridade como fatores determinantes do pensamento e da ação.
Nessa cultura se preocupar com o próximo é ser rotulado como FRACO, como alguém incapaz de alcançar objetivos.
Ao ver a necessidade do próximo o que passa pela sua cabeça? O problema não é meu..; será que isso vai me prejudicar?; Se sim, então pessoas deixaram de ser sua prioridade. Individualismo é algo sutil. E não falo que você pare de correr atrás dos seus sonhos, desista de estudar, de querer uma qualidade de vida melhor, mas sim de que tudo isso pode ser conquistado sem necessidade de passar por cima de pessoas, de ser insensível, de machucar pessoas.
Individualismo não só faz mal ao outro como a nós mesmos também, ele adoece a nossa alma. Nos leva a viver relacionamentos superficiais. Nos isola, nos torna pessoas frias e muitas vezes sem esperança. Quando surgem problemas que nos abalam, que nos derrubam não há ninguem para ajudar, afinal nos isolamos e afastamos todos ao redor.

O individualismo desvaloriza a vida em comunidade. Deus é Deus de relacionamentos. E nos criou com esse propósito de sermos unidos, servos uns dos outros, leais. Podemos e devemos investir em nossas vidas porém não nos cegar das necessidades alheias.

Como cristãos precisamos estar alertas para não sermos contaminados e saber responder a isso. Como? Cumprindo o mandamento de Jesus: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, é para isso que fomos salvos! E seguindo ao exemplo de Jesus, nosso mestre. Jesus não observou a sociedade, Ele interagiu com ela, promoveu transformações, curas, milagres, ensinando nos sobre o amor, compaixão e perdão. Não é uma questão de mudança de comportamento, mas uma transformação completa de mente e coração.

E novamente voltamos ao amor. É o amor que cura, que transforma, que nos torna humanos, sensíveis, tolerantes, perdoador. Aquele que entregou sua vida, quer que você conheça o verdadeiro amor, receba-o, experimente-o, viva nele, e distribua a outros. (Rm 12:9-20)

Fomos salvos para amar a Deus e ao próximo. Chega de egoísmo, vença as dificuldades com amor!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Essência é Jesus

A vida é um Vapor aprenda a dar valor!

Armadura de Deus: Cinto da Verdade